A importância da Matemática no dia a dia!

A matemática é de grande importância para todos: importante para o crescimento e desenvolvimento da humanidade, ajuda a entender as situações e problemas, facilitando a compreensão de determinados acontecimentos.

Na escola a matemática é uma disciplina de extrema importância, devido á sua utilidade no dia a dia! Está presente em todas as profissões e em todas as áreas da educação, dando respostas e conclusões.

O ensino da matemática é também importante pelos elementos enriquecedores de pensamento matemático na formação intelectual do aluno, seja pela exatidão do pensamento lógico-demonstrativo, seja pelo exercício criativo da intuição, da imaginação e dos raciocínios indutivos e dedutivos.

Desenvolve o poder do raciocínio, dando ao aluno, uma visão determinante das situações que os mesmos lidam diariamente.

A matemática é utilizada no dia a dia para facilitar a vida do ser humano, pois tudo o que acontece ao nosso redor está diretamente ligado a esta disciplina, por exemplo:

Quando fazemos compras (somando quanto se vai gastar, calcular o troco, calcular possíveis descontos);

Na rotina da casa (ao fazer uma receita, calcular quantidades);

Para se deslocar calculando quanto se deve colocar de gasolina de acordo com o percurso. Quanto tempo se vai demorar de um lugar ao outro;

No trabalho; calcular o valor do ordenado, subsídio de ferias e assim por diante.

A matemática ajuda muito a ter raciocínio rápido, a solucionar problemas a ter espírito critico!

É deste modo muito importante estimular o gosto e interesse pela matemática, estimulando tanto em casa como na escola o gosto pela mesma, assim como a sua utilização no dia a dia!

Professora Sofia Ávila

2º CEB