Hora do conto nas aulas de língua inglesa

 

Os benefícios da leitura e dinamização de histórias na língua materna são incontestáveis para o desenvolvimento de diversas habilidades incluindo oralidade, escrita, criatividade dentre tantas outras. Mas e quanto às aulas de inglês como língua estrangeira, qual o papel da hora do conto? 

Segundo a pesquisadora Sandie Mourão, são muitas as razões para que o professor promova Hora do Conto em aulas de Língua Inglesa, listo a seguir algumas:

  • Promovem um contexto natural e relevante na exposição ao idioma;
  • Possui rotinas com formato previsível de modo a facilitar e encorajar a participação das alunas e dos alunos no idioma;
  • ajuda as alunas e os alunos na tomada de consciência do ritmo, entoação e pronúncia do idioma.

Portanto, recentemente foi feito um trabalho em aula com o livro ” Brown Bear, Brown Bear” de Bill Martin. A seleção dessa história se deu pelo fato de possuir uma entoação facilitadora à participação dos alunos, bem como imagens de cores fortes e animais cujos alunos já conhecem na língua inglesa. 

Na turma do 1º ano, foi desenvolvido um trabalho de dinamização da história em conjunto com as alunas e com os alunos; Ao final, as crianças recontaram a história com o auxílio da professora. 

 

Uma boa semana para tod@s!

Juntos Somos Mais Fortes!

Juntos Pelo Ensino!