A importância do Pré-Escolar na vida de uma criança

A educação Pré-Escolar é uma etapa fundamental na vida das crianças.

É uma fase cheia de descobertas, aprendizagens e oportunidades de crescimento. A importância dessa etapa vai muito além de preparar as crianças para a entrada no Ensino Básico.

Uma das principais razões, para que as crianças frequentem o ensino pré-escolar prende-se com o desenvolvimento social e emocional das crianças. Nesta etapa as crianças aprendem a relacionar-se com outras crianças e com os adultos, começam a partilhar, a lidar com as frustrações, aprendem a comunicar com o outro, e a conviver num ambiente estruturado, no qual reconhecem a existência de limites, e a respeitar regras, preparando-se para a vida em sociedade.

Neste período de crescimento e desenvolvimento pessoal, a criança começa a explorar o mundo, as atividades lúdicas e educativas que são desenvolvidas estimulam a curiosidade, a criatividade, e a motricidade das crianças, contribuindo para um bom desenvolvimento cognitivo.

Através das brincadeiras, jogos e atividades físicas, as crianças desenvolvem também as suas competências motoras grossas e finas, que são essenciais para o desenvolvimento físico e para a aquisição da escrita e da leitura.

A educação pré-escolar desempenha um papel crucial na promoção da igualdade de oportunidades. É uma oportunidade para que crianças de diferentes origens sociais, económicas e culturais tenham acesso a uma educação de qualidade desde cedo. Isso contribui para a redução das desigualdades sociais e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

O ensino pré-escolar oferece apoio às famílias, auxiliando os pais na educação. É uma parceria entre família e escola que contribui para o desenvolvimento pleno das crianças, proporcionando um ambiente seguro e estimulante para o seu crescimento.

Investir na educação pré-escolar é investir no futuro das crianças e na construção de uma sociedade mais justa e desenvolvida. É um momento mágico em que as crianças têm a oportunidade de explorar o mundo e construir as bases para uma vida plena de aprendizagens e conquistas.

Educadora Vânia Lopes

Pré-Escolar: Sala 3 Anos