O que é preparar uma criança para o Primeiro Ciclo?

Em primeiro lugar assumimos esta preparação como o trabalho que o Educador desenvolve a nível da autonomia e da independência das crianças, da criatividade, da responsabilidade, do desenvolvimento do espírito crítico e da capacidade de resolver conflitos, da gestão de frustrações e emoções. Este é o tipo de preparação em que o Colégio de Alfragide acredita. Uma preparação que na realidade não é pensada apenas na transição para o primeiro ciclo, mas como uma preparação para toda a escolaridade e vida das crianças.

Enquanto educadores acreditamos que um percurso no pré-escolar é extremamente importante para o sucesso de qualquer percurso e, fundamentalmente, devemos fazer com que as crianças gostem da escola e gostem de aprender. É esse o nosso papel!

Quando planificamos atividades com e para as crianças devemos ter especial atenção ao seu envolvimento e interesses. As atividades que visam apenas a reprodução deixam as crianças aborrecidas e, como tal, pouco entusiasmadas pela aprendizagem. Uma criança sem entusiasmo pela aprendizagem, é uma criança que aprende de forma menos positiva, menos envolvida e, consequentemente, com menos interesse nas aprendizagens futuras. No Colégio de Alfragide acreditamos que, mais do que ensinar, cabe-nos estimular a curiosidade, o desejo de aprender e a vontade das crianças quererem saber mais.  Uma criança curiosa é uma criança que quer aprender e isso é a melhor aprendizagem que o jardim-de-infância pode permitir a uma criança.

O foco é, muitas vezes, centrado numa preparação e adaptação da criança ao primeiro ciclo, mas aqui acreditamos que o mais importante e, prioritário, é pensarmos no papel das escolas, dos professores e educadores nesta transição. Pensarmos se as crianças precisam de aprender a técnica da escrita ou os números ou se precisam de “aprender a gostar de aprender”. Pensarmos que as crianças aprenderem a ser responsáveis, autónomas e confiantes será a forma de tornar a transição para o primeiro ciclo e qualquer transição bem sucedida. No Colégio de Alfragide acreditamos que são as características das crianças que farão a diferença no sucesso tanto do seu percurso escolar, como Seres Humanos focados, realizados e com voto naquilo que será o nosso Futuro Melhor!

Ana Matias

Educadora Sala 5 Anos