A robótica como ferramenta pedagógica

 

A robótica é, para além de uma ferramenta pedagógica inclusiva, também, apelativa e promotora de um trabalho mais dinâmico e que possibilita trabalhar diferentes áreas de conteúdos e, concomitantemente, tal como defendem Ribeiro et al., (2007), desenvolver competências como a autonomia, o pensamento crítico e a resolução de problemas através do planeamento. Deste modo, a robótica estimulou, também, o pensamento computacional, que tal como defendem Araújo et al., (2015) diz respeito a “um conjunto de conceitos, habilidades e práticas da computação que podem ser aplicados tanto em atividades do cotidiano como em outras áreas do conhecimento” (p.1).

Todos os alunos conseguiram participar, tendo um papel ativo na construção do próprio conhecimento, enquanto a docente foi detentora de um papel de orientadora (Bidarra & Festas, 2005).

Num ambiente de aprendizagem de confiança e, simultaneamente, desafiante tratou-se de um momento lúdico e dinâmico, no qual as crianças mobilizaram aprendizagens, ao nível das diferentes áreas de conteúdo e das competências digitais.

              Esta ferramenta pedagógica, emprestada por uma aluna, envolveu os colegas da turma do 2.º ano, nos conteúdos anteriormente lecionados e proporcionou um dia diferente.

1º CEB:2º Ano

Professora Diana Patrício

Juntos Somos Mais Fortes!

Juntos Pelo Ensino!