A importância do Trabalho de Grupo na Escola

Durante os primeiros anos de vida, as crianças constroem os valores que as acompanharão por toda a vida. Nessa importante fase, começam a realizar algumas atividades que farão parte naturalmente também do cotidiano de muitos adultos, como por exemplo, o trabalho em grupo.

Participar de atividades escolares que demandam trabalho em equipe é importante para que os pequenos desenvolvam e exercitem uma série de habilidadescompetências e valores necessários para viver bem em sociedade.

Sendo assim, o trabalho escolar em grupo é uma maneira riquíssima para desenvolver a consciência social e explorar vários conceitos, práticas, valores, consenso, divisão de tarefas, respeito. Enfim, trata-se de um terreno muito fértil a aprendizagem.

É nesse momento também que a criança tem a oportunidade de aprender os conteúdos de uma forma mais descontraída, prática e com trocas de experiências e opiniões. Esse é ainda um dos momentos em que a criança terá de escolher, avaliar, decidir e debater o tema tratado na atividade. Essas são apenas algumas das habilidades que podem ser aperfeiçoadas por meio do trabalho em grupo.

Essa prática em conjunto possibilita ao aluno um contacto diferenciado com o saber, pois ele tem a chance de trocar vivências com os seus colegas com perceções distintas da sua.

Pesquisas, recortes, colagens, experiências, montagens, torneios e elaboração de objetos… Esses são exemplos de atividades escolares que podem ser exploradas por meio da atividade em grupoTodo esse trabalho em conjunto possibilita aos pequenos o desenvolvimento da capacidade de ouvir e respeitar a opinião do outro. O resultado disso é a união do grupo para alcançar o objetivo comum: a conclusão da atividade escolar.

Desta forma, a criança passará a interagir melhor em sociedade e aprenderá a ter uma boa convivência com os demais. Isso tudo impacta fortemente na formação de futuros cidadãos de bem!

1ºCEB: 3º Ano

Professora Vera Batista