A importância da língua portuguesa na matemática

Aprender Matemática na escola é deparar-se com um mundo de conceitos que envolvem leitura e compreensão, tanto da linguagem natural como da linguagem matemática. Muitas vezes, nos componentes curriculares, a Língua Portuguesa e a Matemática não dialogam.

Grande parte dos professores da disciplina de Matemática, na Educação Básica, ouve com frequência dos seus alunos: “O que isto quer dizer?” ou “É de multiplicar ou de dividir?” referindo-se a um enunciado ou à tentativa de resolução de um problema. Esses mesmos professores dizem: “Os alunos não sabem interpretar” ou “Os alunos não sabem o que o problema pede”, ou ainda, “Os alunos não sabem Língua Portuguesa, por isso, não conseguem resolver os problemas.” Embora, na vida prática, muitos alunos realizem complicadas operações matemáticas para resolver problemas do seu cotidiano, essas mesmas operações, quando propostas por professores ou organizadas nos livros didáticos, por meio dos códigos matemático e linguístico, costumam tornar se verdadeiros enigmas. Muitas vezes, atribuímos às restrições das habilidades de nossos alunos na leitura de textos didáticos que abordam conteúdos escolares de Matemática, grande parte da responsabilidade sobre eventuais insucessos na aprendizagem da Matemática ou na realização de atividades a ela relacionadas.

Assim, pergunta-se: Em que medida o ensino da língua contribui para a interpretação de um problema de Matemática? Em que medida o ensino de Matemática contribui para a interpretação de um texto? Na realidade, elas deveriam andar juntas, para que ambas ganhassem significados múltiplos e mútuos. Há a necessidade da língua para ler e compreender o texto de Matemática e, se esse for um problema, de dar significado à sua solução. Por outro lado, é necessário ler e escrever em linguagem matemática, compreender os significados dos símbolos, dos sinais ou das notações próprias dessa linguagem. Há uma “impregnação entre a Matemática e a Língua Materna” caracterizada por sistemas de representações ou por metas que perseguem.

Pode-se dizer que existe a possibilidade de ensinar a Língua Materna a partir de uma mediação intrínseca com a Matemática.

O professor de Matemática pode orientar e praticar leituras de textos matemáticos em parceria com o professor de Língua Portuguesa, não só na perspetiva de ensino da Matemática, mas também na perspetiva de desenvolvimento da compreensão leitora. Entre os textos que são proporcionados aos alunos, os professores podem selecionar alguns em que estejam presentes informações numéricas fazendo parte da estrutura argumentativa do texto, cuja leitura demanda pesquisa de vocabulário, ideias ou argumentações próprias do conhecimento matemático. Essas informações aparecem em várias atividades da vida social e envolvem decodificações próprias, cálculos ou hipóteses para uma melhor compreensão do texto. Um exemplo seria partir de uma notícia de jornal que apresentasse fatos com percentagens, gráficos ou tabelas.

Pode-se afirmar que a linguagem matemática e a linguagem natural estão presentes em qualquer área do conhecimento. Elas constituem condições, possibilidades de resolução de problemas, com seus instrumentos próprios de expressão e comunicação.

Se a escola levar isso em consideração tal como os Pais, talvez se possa dizer que “o indivíduo que é bom em Matemática também o é em Língua Portuguesa”, e vice-versa.

Professora Sofia Ávila

2º CEB