Para além da sala de aula tradicional

Na área educacional, o processo de ensino-aprendizagem decorre de forma tradicional, tendo em conta os conteúdos programáticos pré-definidos.

Porém o que se espera da prática docente, para além de um débito de conteúdos programáticos devidamente contextualizados, é uma ação integradora tendo na sua base metodologias ativas, nas quais são propostos desafios e reflexões para além da esfera teórica.

Os métodos de ensino ativos num processo pedagógico devem ser centrados no aluno, o qual será produto da mudança e do conhecimento que irá adquirir e simultaneamente será produtor/construtor do seu próprio conhecimento e dos restantes elementos da comunidade escolar com os quais partilhará o seu conhecimento.

A escola vista nesta perspetiva dá-nos o conceito funcional da educação, o qual deve oferecer às crianças e jovens um recurso que promove um intercâmbio de reações e experiências, em que o aluno/a é conduzido à ação por conveniência e satisfação dos seus interesses ou necessidades.

Nesta nova conceção da escola, a atividade que está na base de todos os seus conteúdos é uma atividade espontânea, feliz e produtiva, na medida em que é dirigida à satisfação das necessidades do próprio indivíduo.

Assim, importa utilizar uma diversidade de ferramentas e estratégias variadas com o objetivo de tornar a construção de saberes mais atrativa e dinâmica para os discentes, pois só dessa forma as aulas se tornarão mais estimulantes para a construção individual do conhecimento.

Cada discente é portador da sua identidade e individualidade, pelo que o processo de aprendizagem é único para cada aluno.

Neste contexto as emoções, desempenham um importante papel para a aquisição de novos conhecimentos, aliadas a metodologias ativas permitem a criação de experiências multissensoriais, imprescindíveis para uma aprendizagem significativa, uma vez que são trabalhados diversos recursos cognitivos, sensoriais e emocionais. Os professores, neste tipo de ensino não se podem limitar ao domínio dos conteúdos programáticos, deverão estar capacitados a utilizar metodologias que sejam conducentes à absorção e construção eficiente de conhecimentos e saberes. Serão os professores que em conjunto com os alunos que irão dinamizar o processo educativo, considerando os variados estilos de aprendizagem dos alunos, o tempo disponível, os objetivos educacionais que se pretende alcançar e a estrutura da instituição de ensino.

A utilização de tecnologias de informação comunicação, são de extrema importância para a dinamização e implementação de novas técnicas e estratégias de ensino, uma vez que favorecem a aprendizagem social e individual, uma vez que existe partilha e troca de informação e conhecimentos, apresentam grande flexibilidade e não estão limitadas no espaço nem no tempo.

O professor diariamente rompe os paradigmas educacionais, sendo ele quem realiza a planificação dos conteúdos os quais serão direcionados tendo em conta os alunos com os quais constrói saberes, cria atividades didático-pedagógicas com o objetivo principal de contribuir na construção de conhecimentos, competências essenciais e a aquisição de autonomia dos discentes.

Professora Sofia Basto

2º CEB