O poder mágico de contar histórias

As histórias são um excelente recurso pedagógico para a sala de aula. Estas proporcionam aos alunos inúmeros benefícios a nível imaginário, social e emocional. A prática regular de ouvir histórias em sala de aula pode estimular à compressão dos seus sentimentos e emoções. É sem dúvida uma das melhores experiências sociais partilhadas onde se espelham entusiasmos, dão-se opiniões, revelam-se tristezas e soltam-se gargalhadas.

O professor/contador de histórias tem o papel de encantar os alunos com a sua voz e de transmitir valores culturais, desempenhando assim o poder duplo de entreter e instruir. O contacto com as histórias ajuda a criança a desenvolver várias habilidades, de acordo com a sua idade e com a fase de desenvolvimento em que se encontra. Se o livro for bem selecionado, pode fomentar a curiosidade e a imaginação, assim como ajudar a desenvolver a concentração e o raciocínio lógico. Daí podermos afirmar que ouvir histórias ajuda no desenvolvimento da linguagem oral e escrita e ajuda os alunos a ampliarem o seu vocabulário. Haverá sempre elementos dentro da história ou nas próprias ilustrações que vão estabelecer uma relação entre as diferentes áreas curriculares criando assim uma ponte entre o conhecimento e a aprendizagem.

As histórias narradas são ainda uma grande ajuda pois despertam a curiosidade e promovem competências cognitivas e emocionais. Através dos livros infantis, de acordo com as histórias que vão ouvindo, os alunos vão desenvolvendo a sua maturidade e atingindo esses objetivos enquanto alunos e representantes da sociedade.

Para o professor, contar uma história pode ser um verdadeiro desafio pois é preciso abstrair-se do mundo real para interpretar determinadas personagens e, por consequência, cativar os alunos. O professor tem de dominar uma linguagem específica – a do corpo, a da voz e a da comunicação.

É fundamental o contato com os livros desde cedo. Ainda que o aluno não saiba ler, deve ser permitido estabelecer uma relação de toque e visualização das imagens. Através das ilustrações também é possível compreender a história. Para além disso, para cativar a criança, é preciso que o livro seja do seu interesse, daí ser tão importante que sejam os pais ou educadores os primeiros a fomentar esse hábito. Devem tornar a leitura divertida, adotando uma leitura expressiva e pronunciando claramente as palavras. Na hora do conto, deve-se mostrar e descrever o livro. De seguida, deve apresentar-se a capa podendo desafiar a criança a “adivinhar” a história a partir das ilustrações; ao longo do conto, é importante que se torne a história “viva”, dramatizando cenas, representando vozes diferentes para cada personagem; recorrendo à mímica, a fantoches, a máscaras ou a sombras. No fim, é bastante benéfico criar uma conversa sobre o conto, falar sobre a história e retirar os pontos positivos.

Podemos concluir que o objetivo de contar uma história em sala de aula é divertir, interagir e estimular a imaginação das crianças. Mas juntamente com este clima de alegria e interesse que a história desperta, a história atinge também outros objetivos, como: educar, instruir, desenvolver a inteligência, ser o ponto de partida para ensinar algum conteúdo do programa ou mesmo ser um dos instrumentos para tentar entender o que se passa com as crianças no campo pessoal, pois, muitas vezes, durante a história eles falam do que os incomoda sem vergonha ou medo, uma vez que a imaginação os leva para dentro da mesma. Ler histórias é a arte de poder crescer e fazer sonhar!

Professora Vera Fonseca

1º CEB: 1º Ano