A Importância dos Primeiros Anos de Vida Numa Criança
A nossa Diretora Geral, Dra. Sandra Cunha, e a nossa Diretora Pedagógica, Dra. Sofia Bastos, estiveram presentes na sessão: “ A importância dos primeiros 1000 dias na vida da criança”, que teve lugar na Biblioteca Fernando Piteira Santos.
É durante os primeiros 1000 dias de vida que as principais bases da nossa vida adulta são construídas e este é um período com grande potencial, mas também vulnerabilidade. Vários trabalhos científicos desenvolvidos nos campos da Neurociência, Biologia e desenvolvimento infantil têm fornecido dados relevantes acerca da importância que fatores como a nutrição, relações e ambiente podem ter no nosso futuro. Existem ainda evidências de que os efeitos negativos resultantes de uma má nutrição e experiências adversas durante os primeiros 1000 dias de vida podem mesmo passar de uma geração para a seguinte.
É nos primeiros 1000 dias de vida que o cérebro do bebé sofre um maior e mais rápido desenvolvimento. Sabia que à 4ª semana de gestação o cérebro do bebé tem cerca de 10 mil células e na 24ª semana já tem cerca de 10 mil milhões? Por isso, satisfazer as necessidades do bebé é de extrema importância, especialmente durante este período da sua vida.
A nutrição tem um papel fundamental, devendo-se garantir que a alimentação feita durante a gravidez fornece ao bebé as quantidades certas de proteína, ácidos gordos, ferro, iodo, zinco e ácido fólico. Estes são nutrientes essenciais para o desenvolvimento do cérebro durante a gravidez. Se, pelo contrário, houver carência de um ou mais destes elementos, há maior risco de defeitos congénitos, atrasos no desenvolvimento e défices cognitivos.
Para que o bebé se desenvolva de forma saudável, há outros aspetos importantes, além da nutrição, a ter em consideração. É fundamental que, sobretudo nos primeiros 1000 dias de vida, a criança tenha relacionamentos seguros e afetuosos, pois estes acabam por ter um influência significativa na perceção que a criança tem em relação ao mundo que a rodeia. A interação com outras pessoas permite também que aprendam a pensar, compreender, comunicar, demonstrar emoções e a comportarem-se. Boas estratégias que podem fazer com que o bebé se sinta seguro e amado passam por fazer algumas atividades com ele: brincar, cantar, ler e conversar.
Existem ainda muitos outros aspetos a ter em conta e que foram mencionados ao longo da palestra. Este foi mais um um momento de partilha e aprendizagem do qual as nossas Diretoras puderam fazer parte e partilhar, posteriormente, os seus conhecimentos com a equipa pedagógica.
Fonte: Website Oficial CUF