Imaginação não tem limites

Pequenos Mas Com Uma Grande Imaginação

 

A sala dos 4 e 5 anos uniu-se para um momento muito especial que levou os nossos meninos e meninas a serem desafiados para, em conjunto, criarem uma pequena estórias com base em alguns objetos que lhes foi dado pelas nossas educadoras. 

Foi tão bom ver como com tão poucas coisas conseguem criar estórias fantásticas comprovando que a imaginação não tem limites e que existe espaço para errar, para colocarem as suas ideias sem se sentirem constrangidos ou inibidos. Todas as ideias são válidas, todas as palavras e opiniões contam, principalmente, a destes pequenos que têm sempre muita coisa para nos contar. 

A aposta nestes jogos imaginativos é muito importante em crianças destas idades, pois, apresenta-se como importante ferramenta no processo ensino-aprendizagem, tendo em vista seu aspecto colaborativo e motivador, que impulsiona o educando a ter uma atuação ativa, fomentando o pensamento crítico e a habilidade de (re)construção do conhecimento.

Através deste tipo de jogos as crianças têm a possibilidade de criar situações com base na sua imaginação, recorrendo muitas vezes a situações com que se deparam no seu dia-a-dia e recriando os seus sonhos e ideias. Com o uso da sua imaginação as crianças desprendem-se do tempo e espaço físico, trazendo o mundo inteiro para dentro delas e mostrando-o através de palavras, sons e gestos. 

São pequenos em tamanho, mas com uma imaginação maior do que o Universo.