Projeto em parceria com o museu Museu da Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva

Desde pequenas, as crianças manifestam suas vontades e necessidades, principalmente, por meio de gestos e do choro. Conforme vão crescendo, eles aprendem a falar e a se comunicar de maneira mais clara e eficiente. Também passam a se reconhecer como indivíduos com personalidade, visão de mundo e habilidades próprias. A partir deste momento, os pequenos começam a manifestar seus desejos, sentimentos e necessidades de outras maneiras. A expressão artística é uma delas. Por meio dos desenhos, pinturas, dança, música, teatro, os pequenos conseguem se expressar e se colocar no mundo. Além disso, o contato com a arte colabora para o desenvolvimento da sensibilidade e das habilidades cognitivas, além de estimular a criatividade.

Pensando nos benefícios e possibilidades que a arte proporciona para os mais pequenos, é fundamental que a família e a escola possibilitem momentos em que as crianças tenham contato com os diversos tipos de arte e também possam se expressar por meio dela. Brincar com tinta, mexer com argila, fazer massinha, tocar instrumentos, dançar, ler, escrever e desenhar, são alguns exemplos de atividades que envolvem a expressão artística e que devem fazer parte do dia a dia dos pequenos, em casa e na escola. Estas atividades fazem com que as crianças explorem sua imaginação e colaborem para que se tornem adultos mais criativos e sensíveis!

No Colégio de Alfragide acreditamos na importância do contacto com a arte e, por isso, na sala dos 4 anos estamos a desenvolver um projeto em parceria com o museu Museu da Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva tendo como objetivo comum: estimular e incentivar a aquisição e o desenvolvimento de novas aprendizagens culturais, sejam elas artísticas, históricas ou cívicas.

As idas ao museu e as vindas do técnico ao colégio proporcionam que as crianças possam observar, reflectir e realizar distintos trabalhos em diversos suportes de modo a apreender e melhor compreender a arte moderna e contemporânea, através da Vida e Obra do casal de artistas Arpad Szenes e Vieira da Silva.

Pré-Escolar – Sala 4 Anos

Ana Filipa Matias