As tecnologias no ensino online

Enquanto aluna do ensino básico, integrar tecnologias no dia-a-dia de uma sala de aula era impensável. Hoje, enquanto professora que leciona no meio de uma pandemia, com isolamentos profiláticos e quarentenas, o impensável é não as integrar. Por isso, é necessário que os professores acompanhem a (r)evolução tecnológica, para acompanhar e responder às exigências atuais.
No documento “Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória”, é-nos dito que, à saída da escolaridade obrigatória, os alunos deverão ter “literacia cultural, científica e tecnológica que lhe permita analisar e questionar criticamente a realidade, avaliar e selecionar a informação, formular hipóteses e tomar decisões fundamentadas no seu dia a dia” – e, assim sendo, a escola deve dispor ao aluno um conjunto de ferramentas que lhes permitam adquirir essas competências.

Atualmente, cada vez mais são exigidas competências digitais aos estudantes. No entanto, os alunos, no seu quotidiano utilizam as redes essencialmente para questões lúdicas. Apesar das competências digitais que se requerem dos alunos, ainda existe um grande desconhecimento sobre como integrar a tecnologia no processo de ensino e aprendizagem: por ser um “fenómeno” recente, há pouca compreensão sobre os potenciais benefícios e dilemas da utilização das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem – é aqui que entram as plataformas como a Escola Virtual, o Kahoot, o Jamboard, o WordWall… Importantes aliados nos períodos de quarentena e isolamento profilático, que tornam a aprendizagem dos alunos mais lúdica e mais apelativa – deixando-os mais focados e empenhados na sua aprendizagem!

Juntos pelo Ensino!

1º CEB