O Sistema Solar

Durante o ensino à distância surgiu a partilha do tema “o sistema solar” assim nasceu o interesse sobre o projeto. Assim no regresso ao ensino presencial, demos início a esta interessante investigação. Desde pesquisas em livros ou no computador as crianças ficaram muito entusiasmadas e curiosas sobre o tema. As questões começam a surgir a curiosidade foi o ingrediente essencial para desencadear a aprendizagem.

Realizaram algumas experiencias para perceber alguns conceitos como a força da gravidade.

Assistiram alguns filmes para saberem como foi a viagem dos astronautas à lua, como é a viagem de um asteroide, como são as constelações.

A dramatização de uma viagem ao espaço permitiu revelar alguns conhecimentos sobre as características de cada planeta.

A Canção dos planetas começa a fazer parte do dia a dia.

A Atividade coletiva de grupo foi a representação do espaço, assim todos contribuíram com uma pintura coletiva, com a construção de cada planeta com as cores correspondentes partilhando as características dos mesmos. Cada aluno pintou um astronauta e ajudou a construir as constelações.

Para finalizar o projeto, vão realizar uma oficina pedagógica com a dança dos astros com máscaras dos planetas a fim de fazer uma dramatização sobre o Sistema solar. As famílias contribuiram neste projeto partilhando histórias e fazendo visita de estudo ao planetário em família no fim de semana.

Foi um projeto muito interessante e produtivo.

Ana Raquel Oliveira

Pré-Escolar