Ambito do Projeto

 As principais necessidades sentidas transversalmente por todo o corpo docente centram-se nas quatro temáticas seguintes, que depois explicitamos:

1. Consciência de cidadania europeia

Embora sendo Portugal um país da União Europeia, a vida escolar na sua rotina diária não acompanha o desenvolvimento dos alunos no seu conhecimento da realidade europeia.Por este motivo, criámos um clube Europeu na escola, de forma a poderem ser criadas iniciativas de dinamização e de aprofundamento do conhecimento da realidade europeia.A escola sente necessidade de dar resposta a um sentimento comum entre as famílias dos alunos que se centra no seu desconhecimento da realidade europeia, que depois se traduz numa dificuldade na participação em iniciativas como por exemplo as eleições para o Parlamento Europeu, ou a discussão de iniciativas globais relativas a aspetos ambientais e culturais dos diversos países europeus.Necessitamos de promover mais a participação cidadã dos docentes relativamente a outras realidades e projetos educativos. O parco conhecimento das realidades da educação noutros países determina frequentemente o alheamento dos docentes relativamente a novas iniciativas ou metodologias, dificultando parcerias entre escolas internacionais, como por exemplo as desenvolvidas no âmbito etwinning.Embora participemos já em projetos eTwinning, são poucos os professores que desenvolvem iniciativas neste âmbito, embora a maioria esteja inscrita no sistema. No ano letivo 17/18 e seguintes ganhámos um prémio europeu eTwinning com os projetos desenvolvidos por uma professora, mas isso não representa o espírito global dos docentes da nossa escola.

2. Desenvolvimento da língua Inglesa em âmbito escolar

A União Europeia apresenta uma grande variedade de línguas maternas, o que dificulta a comunicação entre os seus países. Daí a importância da Língua Inglesa como língua unificadora e de coesão em termos culturais e sociais.
No nosso caso de escola, a formação dos professores em termos de domínio da língua Inglesa é problemática, tornando-se sempre num obstáculo à dinamização de projetos eTwinning ou Erasmus+, ou ainda noutras situações como formações dadas em Língua Inglesa.
Todos os docentes tiveram inglês no seu percurso escolar, mas sentem que não estão á altura da comunicação escrita ou falada em inglês. Sendo disso exemplo a dificuldade na implementação de um projeto de aulas CLIL, que nunca conseguimos implementar corretamente.
Também junto dos alunos a perceção da importância do domínio da língua inglesa é difusa, sendo comum uma desvalorização da aprendizagem da mesma entre os alunos.

3. Inclusão de alunos diferentes

Com a publicação em Portugal do Decreto Lei 54/2018 de 6 de julho de 2018, caminhamos para uma escola inclusiva e cidadã em que se deve providenciar um percurso escolar a todos os jovens em condições de igualdade,independentemente das suas diferenças específicas.Temos vindo a conseguir desempenhar um papel positivo neste âmbito como demonstra a crescente procura do nosso colégio por parte de pais de crianças com necessidades especiais. Sentimos assim as dificuldades de conseguirmos apoiar todas essas crianças no seu percurso educativo.Seria assim importante que permitíssemos aos nossos docentes e coordenador da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação a visita de escolas noutros ambientes educativos com propostas diferentes relativamente à inclusão e às estratégias de trabalho com alunos com necessidades educativas diferentes.

4. Ensino inovador centrado no aluno, nos seus valores e atitudes, alicerçado em estratégias de Project Based Learning

Por último o nosso projeto educativo tem vindo a evoluir tendo por base o ensino centrado na criança, a sua formação em valores e atitudes que lhe permitam o desenvolvimento de uma presença e uma aprendizagem cidadã, por oposição a uma escola tradicional, expositiva, fechada.As dificuldades que estamos a sentir no desenvolvimento de novas estratégias de ensino baseadas em Project Based Learning e em trabalho de projeto, levam-nos a querer conhecer outras realidades e escolas em que estes processos estejam mais avançados, de forma a podermos conhecer as problemáticas na organização, desenvolvimento e avaliação de trabalhos de projeto.Os contactos havidos com algumas escolas catalãs deu-nos alguma vontade de querer experimentar algo mais, pelo que gostaríamos de desenvolver iniciativas de job shadowing, em escolas europeias.No ano letivo 2018/2019 fomos visitados por professores de 3 escolas francesas situadas em Douchy-les-Mines no âmbito Erasmus+. Foi uma experiência muito profícua, que permitiu aos nossos professores o intercâmbio de ideias comprofessores europeus, e o diálogo em Inglês e Francês.

Objetivos do Projeto

As atividades que pretendemos desenvolver no âmbito deste projeto pretendem potenciar impactos junto da comunidade escolar, centrados nas 4 temáticas acima referidas, a saber:

1. Consciência de cidadania europeia,

Objetivos:

  • Desenvolvimento da relação entre a dimensão local e a europeia, e o conhecimento de outras realidades escolares(Visita a escolas de Douchy-les-Mines);
  • Promoção da participação de docentes, alunos e famílias em iniciativas escolares de cariz europeu, e consequente alargamento da participação no Clube Europeu(Consciência europeia);
  • Aumento da participação dos docentes em projetos eTwinning(projetos cross border, internacionalização).

2. Desenvolvimento da língua Inglesa em âmbito escolar,

Objetivos

  • Dinamização de aulas CLIL;
  • Desenvolvimento das competências linguísticas do staff docente, não docente, e alunos (cursos internos preparatórios para o upgrade de conhecimentos em Inglês e mobilidade para formações no estrangeiro que permita aos docentes a prática);
  • Desenvolvimento da Consciência da importância da língua Inglesa;
  • Facilitação de projetos de intercâmbio, seja no ambiente eTwinning seja em mobilidades no formato de frequência de cursos ou em mobilidades de job shadowing.

3. Inclusão de alunos diferentes

Objetivos:

  • observar e entender a forma prática como as estruturas escolares se constroem no sentido de dar o apoio aos alunos com necessidades especiais;
  • Permitir a formação de docentes num país europeu, através da frequência de cursos sobre a realidade europeia da inclusão de alunos diferentes, que depois possam difundir em cascata estes conhecimentos na escola;
  • Melhorar a formação dos docentes relativamente aos aspetos importantes a desenvolver nas escolas no âmbito do decreto lei 54/2018.

4. Ensino inovador centrado no aluno, nos seus valores e atitudes, alicerçado em estratégias de Project Based Learning.

Objetivos:

  • Conhecer outras realidades e escolas em países europeus em que os processos de ensino baseados nos alunos estejam mais avançados, de forma a podermos aprender as problemáticas na organização desenvolvimento e avaliação de trabalhos de projeto;
  • Poder conhecer projetos de sucesso com ambientes de ensino baseado em Projet Based Learning e extrapolar estratégias de aplicação á nossa realidade.

Critérios de seleção dos participantes nas mobilidades do Projeto Erasmus+ KA1

KM-Know More III

I – Âmbito do Projeto

O Projeto Erasmus+ KA1, “KNOW MORE III”, surge no âmbito do trabalho que o Colégio de Alfragide tem vindo a desenvolver com o intuito de melhorar as práticas educativas nele implementadas e visa dar resposta a algumas das necessidades identificadas pela Direção Pedagógica e pelos docentes que lecionam as diversas valências.
O projeto centra-se em quatro temáticas prioritárias às quais estão associadas diferentes modalidades de formação (Job Shadowing e Cursos estruturados que pretendem envolver docentes do ensino pré-escolar ao 2.º ciclo EB. Essas áreas de intervenção têm como desígnio
        a) Consciência de cidadania europeia
        b) Desenvolvimento da língua inglesa em âmbito escolar
        c) Inclusão de alunos diferentes
        d) Ensino inovador centrado no aluno

II-A – Objetivos Gerais

1. Consciência de cidadania europeia,

Objetivos:

  • Desenvolvimento da relação entre a dimensão local e a europeia, e o conhecimento de outras realidades escolares(Visita a escolas de Douchy-les-Mines);
  • Promoção da participação de docentes, alunos e famílias em iniciativas escolares de cariz europeu, e consequente alargamento da participação no Clube Europeu(Consciência europeia);
  • Aumento da participação dos docentes em projetos eTwinning(projetos cross border, internacionalização).
2. Desenvolvimento da língua Inglesa em âmbito escolar,

Objetivos

  • Dinamização de aulas CLIL;
  • Desenvolvimento das competências linguísticas do staff docente, não docente, e alunos (cursos internos preparatórios para o upgrade de conhecimentos em Inglês e mobilidade para formações no estrangeiro que permita aos docentes a prática);
  • Desenvolvimento da Consciência da importância da língua Inglesa;
  • Facilitação de projetos de intercâmbio, seja no ambiente eTwinning seja em mobilidades no formato de frequência de cursos ou em mobilidades de job shadowing. 
3. Inclusão de alunos diferentes

Objetivos:

  • Observar e entender a forma prática como as estruturas escolares se constroem no sentido de dar o apoio aos alunos com necessidades especiais;
  • Permitir a formação de docentes num país europeu, através da frequência de cursos sobre a realidade europeia da inclusão de alunos diferentes, que depois possam difundir em cascata estes conhecimentos na escola;
  • Melhorar a formação dos docentes relativamente aos aspetos importantes a desenvolver nas escolas no âmbito do decreto lei 54/2018.
4. Ensino inovador centrado no aluno, nos seus valores e atitudes, alicerçado em estratégias de Project Based Learning.

Objetivos:

  • Conhecer outras realidades e escolas em países europeus em que os processos de ensino baseados nos alunos estejam mais avançados, de forma a podermos aprender as problemáticas na organização desenvolvimento e avaliação de trabalhos de projeto;
  • Poder conhecer projetos de sucesso com ambientes de ensino baseado em Project Based Learning e extrapolar estratégias de aplicação à nossa realidade.

III – Duração/Calendário do Projeto

O projeto tem a duração de 2 anos. Inicia-se em junho de 2020 com a apresentação à comunidade escolar e termina em maio de 2022 com a redação do relatório final. As mobilidades previstas realizam-se de acordo com o calendário apresentado

Data Mobilidade
Janeiro 2021 Curso Estruturado – Interculturalidade
Maio 2021 Job Shadowing – Douchy-les-Mines
Novembro 2021 Curso Estruturado – Necessidades Educativas Especiais

IV – Modalidades de participação, número, candidatura e critérios de seleção dos participantes

Modalidade de participação Número de participantes Candidatura
às mobilidades
Critérios de seleção dos participantes
Job Shadowing 3 docentes, 1 da Direção, 1 do 1.º ciclo, 1 do 2.º ciclo; Candidatura em (https://forms.gle/mA2As641MJ2Txwn97)
  • Ser professor do Colégio de Alfragide
  • Revelar proatividade no desenvolvimento de projetos com escolas estrangeiras. Ter vontade em desenvolver o domínio de uma língua estrangeira como meio de comunicar com escolas.
  • Elemento proativo no desenvolvimento de projetos e parcerias.
Curso Estruturado 1:
Creativity and Interculturality
De 23 jan a 31 jan 2021
Cyprus
2 docentes, 1 de 1.º ciclo, 1 de 2.º ciclo Candidatura em (https://forms.gle/mA2As641MJ2Txwn97)
  • Ser professor do Colégio de Alfragide
  • Revelar proatividade no desenvolvimento de projetos com escolas estrangeiras.
  • Ter vontade em desenvolver o domínio de uma língua estrangeira como meio de comunicar com escolas.
  • Elemento proativo no desenvolvimento de projetos e parcerias.
Curso Estruturado 2:
Special Needs in Education
De 7 nov 21 a 13 nov 2021
Kalamata, Greece
2 docentes, 1 de 1.º ciclo, 1 de 2.º ciclo Candidatura em (https://forms.gle/mA2As641MJ2Txwn97)
  • Ser professor do Colégio de Alfragide
  • Revelar proatividade no desenvolvimento de projetos com escolas estrangeiras.
  • Querer conhecer outras realidades em termos de ensino em Necessidades Educativas Especiais.
  • Elemento proativo no desenvolvimento de projetos e parcerias.